Ano: 2011 / Páginas: 323
Editora: Atitude

Sinopse: "Rico sempre foi um cara com muitas facilidades. Lindo, charmoso e inteligente, sempre conseguiu tudo que desejava até sofrer o seu primeiro grande baque amoroso. Ao perder Angelina, ele deseja recomeçar a sua vida do zero, com uma mudança completa, tanto de fé quanto na sua postura. Porém, sua trajetória não será tão fácil quanto ele imagina. Há algumas tentações e fraquezas que ainda o perseguem. Como Amália, sua ex. Rica, deslumbrante e poderosa, Amália não está nem um pouco disposta a desistir de tê-lo de volta. Mas Rico está decidido a retomar as rédeas da sua vida. O que ele não contava, é que iria se apaixonar novamente durante a sua jornada por uma missionária, e que iria ser lançado num desafio inimaginável por causa do segredo que Ana carrega. Será uma batalha entre a mente e o coração, que, se vencida, fará Rico transpor enormes barreiras e compreender finalmente o significado do amor e fé verdadeiros".

Avaliação:


 

  Essa é uma história sobre o processo de amadurecimento e mudança de hábitos que todo cristão passa depois de uma conversão à Cristo. Ensina também sobre segundas chances, perdão e confiança na soberania de Deus. Pois aqui não existem personagens perfeitos, mas sim buscando se encontrar e crescer.

  Entre a Mente e o Coração é a continuação de um lançamento recente que fez muito sucesso entre o público jovem: A Bandeja. Infelizmente, ainda não li o primeiro. Mas recomenda-se que os livros sejam lidos na ordem, por mais que contem histórias paralelas. 



  No primeiro volume, Rico é o cara que estraga tudo. Galinha e sem muita moral, se envolve com suas alunas sempre que possível. Quando cansa delas, as dispensa. O que ele não esperava era que uma delas, Angelina, pudesse deixar tudo de cabeça para baixo em sua vida.

  Agora tentando ser uma pessoa melhor, no segundo volume Rico tenta uma reconciliação com Angelina, crendo que ela seria a pessoa perfeita para ele. Porém, é tarde demais para voltar no tempo e mudar o passado. Angelina não quer mais nada com ele, e, aparentemente, já tem um novo namorado. 



 “- Foi mal. -Ana ri da própria gafe e me olha de esguelha. –Mas sabe - tenta consertar-, ás vezes nosso coração se engana. Nem tudo que perdemos é para o nosso mal. Deus é sábio em todos os seus planos. Algumas perdas nos ajudam a crescer e a evitar cometermos novos erros.” (página 17)



  Rico está no começo de uma caminhada com Deus. Está tentando fazer aquilo que é certo, ser honesto e mais amável. Mas nada parece estar colaborando com ele. Ao invés de Angelina o querendo e ajudando-o a ser melhor, a ex-namorada Amália, que representa todo seu passado e todas as suas tentações, não larga do seu pé. Rico não sente que Deus o esteja ajudando ou facilitando as coisas.

  E aí que entra Ana, uma mulher bonita, doce, amável e muito firme em suas convicções, que confronta e surpreende o ex-professor galinha de uma maneira que ele nunca sentiu. Ao mesmo tempo que ela lhe ensina muito sobre a vida e sobre Deus, Ana também desperta emoções novas e, sem saber como lidar com elas, Rico erra muito ao usar de hábitos do velho eu no relacionamento dos dois.

  Porém, Ana também possui suas falhas, medos e segredos. Ela é evasiva, às vezes insegura e, parece possuir um medo de se envolver profundamente com alguém. Por ser uma narrativa em primeira pessoa, usando o ponto de vista de Rico, somente no final entendemos os comportamentos estranhos e suspeitos de Ana da escrita. Por isso, durante todo o livro observamos ela trocando de opinião e de sentimentos rapidamente e criamos muitas teorias para seu comportamento – e eu nunca teria adivinhado a verdade!

 “-Já chegou a se perguntar se não foi Deus quem resolveu nos unir? [...] Temos tanto para dar um ao outro...É como se fôssemos a nossa própria recompensa. “ (página 311)


  Minha decepção com a leitura está em dois pontos: a quantidade de erros de digitação (são muitos) e a falta de pesquisa da autora sobre um assunto importante citado no livro (não posso falar o que, seria spoiler demais).  

  Eu domino um pouco sobre esse tema e sei que algumas informações estavam desatualizadas ou no mínimo não bem explicadas. Entendi o medo dos personagens e com certeza o assunto ainda é um tabu. Mas atualmente o problema não teria tanto fundamento. Existe uma solução muito simples e acessível, inclusive cedida pelo governo gratuitamente (não, não estou falando de camisinha). Para mim, foi uma ‘tempestade em copo d’agua’.

  Apesar da minha decepção, e por isso uma classificação do livro mais baixa, aprendi bastante com Ana e Rico. Percebi o quanto julgo rapidamente as pessoas e não acredito como imaginava em regenerações completas do caráter de alguém. Foi difícil me compadecer de Rico estando dentro da sua mente e ouvindo seus pensamentos e atitudes repreensíveis. Foi difícil ver a mão de Deus em uma vida tão errada.

  Mas é assim com todos nós! Não existe exceção, somos todos falhos e possuímos atitudes e pensamentos repreensíveis. Se, por sermos assim, Deus não nos ajudasse e trabalhasse em nossas vidas até amadurecermos, o que seria de nós?!

  E, além disse, aprendi muito com Ana sobre manifestar amor na vida de qualquer um que cruzar o nosso caminho. Nossos sorrisos, nossa atenção, nosso amor não devem ser exclusividade de quem nos ama. Devemos é distribuir amor a todos, sem distinção. Até mesmo se for a pessoa mais mal-educada e detestável para nós.

  Pois Jesus mesmo disse em Mateus 5: “Porque, se amardes os que vos amam, que recompensa tendes? Não fazem os publicanos também o mesmo? E, se saudardes somente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os gentios também o mesmo?”

  Recomendo esse livro para todos aqueles que gostam de um romance complicado, mas muito belo. Você pode adquiri-lo na Livraria Cultura ou na Saraiva. 

Você pode adquirir esse livro diretamente no site da autora ou na Livraria Cultura ou na Saraiva. 







Deixe um comentário

Obrigada pela participação! Seu comentário será lido com carinho.