Sinopse: Após quase 30 anos de casamento, Wilson Lewis é obrigado a encarar uma dolorosa verdade: sua esposa, Jane, parece ter deixado de amá-lo, e ele é o único culpado disso. Viciado em trabalho, Wilson costumava passar mais tempo no escritório do que com a família. Além disso, nunca conseguiu ser romântico como o sogro era com a própria mulher. A história de amor dos pais de Jane, contada em Diário de uma paixão, sempre foi um exemplo para os filhos de como um casamento deveria ser. Diante da incapacidade do marido de expressar suas emoções, Jane começa a duvidar de que tenha feito a escolha certa ao se casar com ele. Wilson, porém, sente que seu amor pela esposa só cresceu ao longo dos anos. Agora que seu relacionamento está ameaçado, ele vai fazer o que for necessário para se tornar o homem que Jane sempre desejou que ele fosse. Em O Casamento, Nicholas Sparks faz os leitores relembrarem a alegria de se apaixonar e o desafio de se manterem apaixonados.
                                           
Avaliação:
  
  Nicholas Sparks é um apaixonado e crente fiel no poder do amor. Sempre concluo seus livros suspirando e pensando que o mundo seria melhor se todos se permitissem amar e ser amados de verdade. Infelizmente, sei que hoje em dia vemos mais infidelidade e relacionamentos instantâneos do que amor verdadeiro.

   E gosto tanto dos livros do Nicholas exatamente por ele valorizar aquilo que é importante na vida e fazer seus leitores refletirem se estão realmente valorizando as pessoas ao seu redor. A vida é muito curta para passarmos por ela sem o amor, o carinho e o companheirismo.

   Neste livro, conhecemos uma faceta de escrita um pouco diferente do usual do autor. O Casamento é um livro leve, sem muitas reviravoltas e dramas. Antes que eu pudesse perceber, já havia terminado a leitura sem chorar em nenhum ponto. E quem já leu algum outro livro do autor sabe que dificilmente a leitura não nos faz chorar. Mas não é por isso que deixei de refletir e me encantar com a história, sem dúvida.

   Wilson é um marido que ama a esposa e a família. Entretanto, depois de 30 anos ainda não conseguiu aprender a demonstrar isso e valorizar seu tempo com eles. Ele é imperfeito, como todos somos. Porém, se não tomar algum posicionamento não há dúvidas que perderá a esposa. Agora que não há mais os filhos para mascarar a falta de intimidade do casal, Jane se depara com um marido que não conhece mais e que nunca está presente.

   E quando Wilson esquece o 29º aniversário de casamento, as coisas parecem não ter mais jeito. Jane faz as malas e decide passar um tempo visitando seu filho, deixando Wilson sozinho refletindo sobre como as coisas chegaram ao ponto onde estão.

   E ele decide lutar por seu casamento. 


 Sim, eu sabia que tinha que cortejar Jane outra vez, mas percebi que não seria tão fácil quanto eu havia pensado. A estreita familiaridade entre nós, que eu inicialmente pensara que fosse simplificar as coisas, na verdade as tornava mais complicadas.” Pág 32


  Com um planejamento de um ano, Wilson começa a mudar seu comportamento e planejar cada oportunidade do dia de reconquistar a esposa. Fazer caminhadas para emagrecer, cozinhar novos pratos para o jantar, estar por dentro do que acontece no mundo para ter assunto para conversar e assim por diante.

  Enquanto faz isso, prepara uma surpresa misteriosa para o aniversário de 30 anos do casal, esperando que naquele momento consiga realmente fazê-la amá-lo novamente. O que não estava em seus planos era a filha decidir (uma semana antes!) que se casaria na mesma data do casamento dos pais. Jane e Wilson precisam bater um recorde para conseguir preparar uma cerimônia em apenas sete dias e os planos de Wilson podem ir por água abaixo. Ou esta pode ser a oportunidade de Wilson mostrar o quanto se importa com Jane e a família.



 "O amor é sustentado por ações, pela constante dedicação às coisas que um faz pelo outro diariamente.” Pág. 58



   Esta obra me fez refletir sobre como as pequenas ações do dia a dia constroem nossos relacionamentos, sejam amorosos ou familiares. Palavras bonitas e declarações no Facebook são a parte fácil. Demonstrar é que não é. Sustentar amor por uma vida inteira não é.

   Não podemos perder a melhor parte desta vida, que são as pessoas que amamos, por falta de vontade de lutar para mantê-los. Alimentar os relacionamentos é necessário para garantir que eles durem. E fazê-los durar vale mais a pena do que substituí-los.

   Aprendemos com o meio que devemos nos centrar no ‘eu’ e não no outro, deixando para trás aquilo que não nos faz feliz plenamente. Mas se vivermos assim, descartando as pessoas, nunca teremos algo sólido na vida. Como ouvi por aí certo dia, precisamos aprender a consertar aquilo que se quebra ao invés de jogar fora e comprar novo.

   Com O Casamento você vai aprender que existem relacionamentos para uma vida inteira. Basta querermos, basta insistirmos nas pessoas. Terminei o livro com um sorriso no rosto e com esperança de encontrar mais desses casais por aí. 


 Você pode adquirir essa obra na: Submarino | Saraiva | Cultura


Deixe um comentário

Obrigada pela participação! Seu comentário será lido com carinho.